Então você decidiu que você está pronto para vender a sua casa. Quer saber o que fazer antes de anunciar? Nós recomendamos que você passe por uma curta lista de verificações para certificar-se de que você vai ter os requisítos necessários em sua casa, para vender rapidamente e com maior valorização. Cada pequeno ajuste que você faça antes de sua casa estrear nos portais imobiliários será uma modificação a menos que você terá de implementar depois que ele for anunciado.
1. Contratar um profissional habilitado para fazer uma avaliação justa e condizente com o mercado atual.
Seu corretor, é claro, deve ser capaz de solicitar a avaliação de um avaliador credenciado, para determinar o valor da sua propriedade, mas é importante fazer sua lição de casa com antecedência para definir expectativas sobre o que o mercado é se que vai valer a pena vender sua casa.O mercado mudou desde que você comprou a casa, mas o valor das casas comparáveis a sua na mesma região mudaram também. Use sites de imobiliárias para comparar os valores de casas vendidas,e que estão a venda, recentemente no seu bairro. Seja realista e confira casas de tamanhos semelhantes e em terrenos semelhantes, com acabamento e padrão similar.
2. Organize toda a documentação do imóvel e regularize junto aos respectivas orgãos competentes.
Supondo que uma boa parte do tempo se passou desde que você comprou seu imóvel, você pode ter arquivado documentos importantes que um dia seria relevante para ter em mãos. Agora é o momento! Reúna tudo o que puder antes de chamar um corretor para anunciar seu imóvel. Você vai, naturalmente, precisar ter os documentos legais necessários, tais como a escritura, os documentos relacionados aos impostos de propriedade, Além disso, deve ter todas as licenças de construção, documentos ou contratos de empreiteiros que você pode ter contratado para reformas.
3. Substitua tudo que é importante que você havia deixado de lado.
O seu aquecedor ou ar condicionado está nas ultimas? Será que o seu forno parou de funcionar ou funciona quando quer? E seu carpete está desatualizado ou manchado? Se você está pensando em anunciar seu imóvel mobiliado para venda , é hora de substituir as peças funcionais essenciais. Sim, pode custar-lhe alguns reais, mas é possível que você recupere o dinheiro de volta com a venda.
4. Fazer pequenos reparos estéticos e retoques.
Agora que você já cuidou de coisas essenciais, é importe que você faça alguns reparos por questão de estética, dessa forma irá agregar valor a imagem do seu imóvel. Dê uma boa pintura, faça uma boa faxina em todos os armários, substitua maçanetas ultrapassadas ou quebradas, gavetas e puxadores, se for possível é melhor atualiza-los. Não negligencie seu quintal, limpe seus canteiros, elimine folhas velhas da sua calha e corte a grama. Você quer que seus potenciais compradores possam imaginar como seria maravilhoso viver em sua casa. Não faça com que o comprador fique imaginado a quantidade de trabalho que ele terá de fazer antes mesmo de se mudar.
5. Fazer boas fotos de seu imóvel para anunciar é muito importante.
Vamos as dicas de como tirar uma boa foto:
Não tire fotos de cima para baixo, a probabilidade de sair uma imagem ruim é grande. Por isso, se precisar, abaixe-se para fotografar.Procure fazer as fotos seguindo uma sequência lógica da forma como fazemos uma visita ao imóvel. Comece pela varanda ou parte mais nobre. A primeira foto já tem que vender o imóvel.
O apartamento tem que estar arrumado. Talheres, objetos da cozinha, tudo que não tem um valor cultural ou artístico, e se tiver um gosto meio duvidoso, é pra tirar.
Ao fotografar banheiros, o sanitário tem que estar fechado, fazer fotos, apenas do tampo para cima. As toalhas têm que estar dobradas e sem papel higiênico à mostra.
Tudo que agrega valor ao imóvel tem que ser mostrado. Até porque na Barra na Tijuca, onde se tem mais ofertas, existe o conceito de você ter tudo dentro do local em que mora, como academias, clubes, salões de jogos e saunas nos condomínios. Você tem que mostrar tudo que o local tem. Mas isso vem agregado, não é o principal.
Acenda as luzes de casa, mesmo durante o dia, e mantenha o flash da câmera sempre ligado.
Mostrar a porta e o batente são erros comuns na tentativa de fazer a foto com todo o ambiente.
Sem lentes especiais e com uma câmera digital simples também é possível fazer imagens com amplitude. É importante não deixar aparecer nas fotos elementos limitadores, como o batente ou a linha do teto.
EmoticonEmoticon