A internet e a Classe C
Definitivamente a rede mundial deixa de ser considerada um meio de comunicação elitista. Engana-se quem acha que a internet é uma exclusividade das classes A/B. Hoje, a classe C fomentada pelos programas de inclusão digital e a isenção fiscal oferecida pelo governo levou o Brasil para o 5º lugar no ranking mundial de venda de computadores (10,68 milhões em 2007). Dados como este já traduzem uma nova realidade e os investimentos de marketing tem um novo destino: o meio on line.
• Banda larga: provedores de acesso têm baixado suas mensalidades e criado planos para atender essa camada. Dos domicílios conectados à rede mundial de computadores, 62% são de pessoas de baixa renda.
• Compras on line: 67% dos cartões de crédito no país estão nas mãos dos consumidores de baixa renda e 51% do comércio eletrônico é movimentado pelas classes C, D e E.
• Perfil on line da classe C: 53% são mulheres, 82% possuem renda familiar média de até R$ 3 mil.
• Interesse de compra: os produtos mais comprados são de informática (13,5%) e nesta categoria os celulares são os mais procurados (8,7%).
• Investimento per capita: o valor médio das compras foi de R$ 252,00 e 22% das compras foram parceladas em mais de 9 vezes.
Fonte: e-bit
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